segunda-feira, 30 de maio de 2016

Sacrificando o Passado para Realizar Sonhos no Futuro

                 
                Estou na metade da leitura do livro "A arte de se salvar" - do Rabino Nilton Bonder - e como esse livro é excelente! Vale muito a pena a leitura dele. Nos faz refletir sobre como lidamos com coisas desagradáveis que nos aconteceram e o medo que elas encerram em nós com relação ao futuro. Serei muito suscinto nesse artigo, por isso recomendo a leitura do livro para um entendimento mais profundo sobre essas questões.
                Bom, segundo o Rabino Nilton Bonder, não podemos ter medo daquilo que ainda não conhecemos. É como falar que uma comida tem gosto ruim sem nunca a termos experimentado. Não faz sentido, mas é justamente isso que tentamos repetidamente fazer. Quando temos medo do Des-Conhecido estamos apenas preenchendo o Des-Conhecido com aquilo de Conhecido que já vivenciamos. É uma forma esdrúxula de tentar controlar aquilo que Des-Conhecemos. E essa tentativa de controlar pode chegar à pontos extremos, desde uma simples desistência sem nenhuma tentativa até um suicidio - local onde o controle é absoluto, mas de nada adianta mais.
                Assim, o autor do livro nos convida a compreender essas questões sob uma nova ótica. Não devemos sacrificar o Futuro por ter tido experiências amargas no Passado. Apenas no Futuro existe um espaço para os Sonhos. Não faz nenhum sentido alguém afirmar que "sonha quando chegar 1987 realizar tal feito". Ainda, tempos tanto anteriores ao nosso nascimento como posteriores ao presente não podem nos causar medo. Ninguém vivo atualmente sente medo de algo que aconteceu em 1808 e do mesmo modo não deveria ter medo hoje - 30 de maio de 2016 - de algo que vá acontecer amanhã ou no próximo ano.
                Desse modo, devemos então pegar tudo aquilo que nos foi ruim e entender que o Futuro não necessariamente será assim. No Futuro existe o "espaço" para sonhar e realizar sonhos. Diante de um Passado ruim, sacrifica-se o Passado e não o Futuro. Quem sacrifica o Futuro encontra apenas tristeza, depressão e suicídio.

Edgard MacFraggin' 

Nenhum comentário:

Postar um comentário