segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O Pecado: Lama nos ouvidos e lodo nos olhos

Eu gosto muito de coca-cola. Bebo provavelmente mais do que deveria. E baseado no gostar de coca-cola quero fazer a seguinte analogia sobre a forma que tenho pensado o que é o pecado esses dias.
Imaginem que num dia muito quente e abafado você está andando, morrendo de sede e cheio de problemas da vida, situação desconfortável por algum outro motivo. Então, você avista ao longe o que parece ser uma lata de coca-cola super gelada! Apenas um problema: ela está no meio de uma imensa e profunda poça de lama, boiando junto ao lodo. Você pode se contentar com aquilo e ir lá e beber. Talvez valha a pena, afinal de contas, é coca-cola. Você vai se sujar todo para conseguir a doce bebida. Ou, então, você pode esperar pela hora certa, ir à padaria e comprar uma lata, sem mesmo ter que se sujar. Nessa analogia, pegar a lata no meio da lama é o pecado (você pode até ter certo prazer por ter ingerido o liquido, mas terá que se limpar depois) e ir à padaria é desfrutar o prazer de forma correta, sem pecar.
Mas naquele dia não dá para agüentar! Você quer aquilo e vai em frente mesmo. Depois você se limpa. Ah, sua ovelha teimosa! Então, entra lá no meio do lamaçal, se suja todo, mas consegue por a mão na bendita lata. Mas quando você olha direito, aquilo não era coca-cola: era fanta laranja e, para piorar tudo, ainda está quente e sem gás! Mas como você chegou até ali, você bebe o liquido. Sente talvez certo prazer por sorver o liquido, mas nem é tanto quanto parecia que seria. E você ainda tem que sair daquela poça. E isso é apenas o inicio dos problemas!
Quando vai sair da poça, você acumulou lama e lodo no corpo todo. Mas principalmente, seus olhos e ouvidos estão cobertos, rebocados de sujeira. Isso impede a sua percepção do mundo ao redor. Coisas normais acontecem, mas você acha que todo problema é na verdade 10 vezes pior do que ele realmente é! Você enxerga tudo embaçado, tudo parecem monstros que querem te devorar! Escuta tudo com interferência e dificuldade, parece que os problemas normais da vida são criaturas com grandes presas, ávidas por te deglutir! E agora ovelha teimosa? Embora você não esteja sozinha, porque Deus nunca nos abandona, você se sente sozinha! O Bom Pastor está ao seu lado, mas você não consegue escutar a Sua voz, nem vê-Lo e nem nada. Quando Ele suavemente coloca Sua mão sobre você, para te conduzir, você se assusta e sai correndo, achando que não é Ele. Alem de estar sujo, não quer nem se limpar. E por estar já sujo mesmo, tem uma tendência muito grande de querer voltar ã poça e se sujar mais ainda. E afundar mais ainda.
Mas então, você se lembra do Bom Pastor. Que Ele sabe o que fazer. Que Ele é o único que pode te limpar. Mas você tem que deixar, sua ovelha fujona! Ele é cavalheiro, Ele respeita suas decisões. E quando você permite, Ele vem. E coloca Suas próprias mãos limpas e puras em meio à lama e ao lodo. Começa a limpar, a retirar a sujeira. Você escuta aquilo e tem vontade de sair correndo! Voce não sabe direito o que está acontecendo. Você está é morrendo de medo! Mas Ele continua, com paciência, vai tirando a sujeira e você começa a se acalmar. E por fim Ele retirou tudo, e você está limpo como antes estava, antes de entrar na poça.
E Ele amavelmente te diz: “Minha querida ovelha, como eu te amo. Olha, não entre mais na lama, ok? Você não precisa daquilo que está lá. Eu tenho um freezer cheio de refrigerante para você. E eu te darei na quantidade que você precisa, na hora que você precisa. Mas, se algum dia você voltar a entrar na poça, não tema em me procurar. Eu estarei aqui, ansioso para cuidar de você, para ensinar O Caminho. Pelo Caminho pode ser difícil de andar, mas não há nenhuma poça de lama por ele. E ele conduz à Vida Verdadeira.
Eu particularmente gosto de analogias para explicar pensamentos. Acho que fica mais fácil e mais didático para mostrar o que penso. E muitas vezes eu sinto que o que é pior no pecado é o fato de ficarmos separados do Bom Pastor, nosso Senhor. Separados não porque Ele nos abandona, mas porque corremos para longe dEle. E Ele respeita nossas decisões. Vida e Morte estão ao alcance de nossas mãos. E podemos escolher um ou outro.
Saibamos que devemos nos desviar da poça. E sejamos inteligentes o suficiente que, se um dia entrarmos na poça, nós temos solução, tem Alguém que está ansioso em limpar nossa sujeira, em limpar nossa visão. Tenhamos um coração de carne, um coração disposto a mudar. E caso você tenha um coração de pedra (duro e resistente à mudança), eu sei quem pode transformá-lo num coração de carne com destreza de mestre: o Bom Pastor é especialista nisso!
Edgard MacFraggin'

Um comentário:

  1. Faltou um marcador pra coca-cola uaehaeuheauae, eu to meio sumido do blog cara, é q eu to bolando uma aventura d rpg pra mestrar, ae jah viu neh? mas no final dah td certo, Deus eh fiel mano, um abração aew, paz

    ResponderExcluir