quinta-feira, 30 de julho de 2009

O Cachorro Muito Amado

Numa normal manhã, por volta de 6h35, estava eu andando pela avenida Comercial Norte em Taguatinga. Meio sonolento, andava em direção ao Metrô, para chegar então na faculdade. Estava ainda próximo de casa quando vi um cachorrinho. Ele era bem bonitinho e dócil: eu apenas assobiei e estalei os dedos e ele veio correndo! Fez um monte de “festa”! Poxa! Começar o dia assim é tão bom! E ele foi me seguindo, até que eu cheguei às escadas do Metrô e ele ficou me olhando lá de cima... fiquei com um pouco de dó, mas fui pra aula.
Na manhã seguinte a cena se repetiu: no mesmo lugar, no mesmo horário, estava lá o meu amiguinho! E foi a mesma coisa, ele me seguiu até o Metrô. Mal sabia eu que isso iria fazer parte da minha rotina matinal! E foi assim durante várias manhãs... Às vezes eu o encontrava na volta pra casa também. Numa dessas ele me seguiu até em casa. Eu fiquei com dó e peguei um pouco de ração do meu cachorro e dei pra ele. Minha mãe ficou sabendo dessa história e já foi me avisando que “chega de bicho nessa casa!” Bom, eu não podia fazer nada, então deixei o cachorro só na calçada mesmo.
Eu realmente comecei a sentir compaixão do cãozinho. Passei a levar biscoitos caninos na mochila para dar pra ele. Eu queria fazer mais por ele, mas não podia. Naquele dia imitei os apóstolos quando curaram o coxo na entrada do Templo: eles não tinham nem ouro e nem prata, mas eles serviam ao Deus todo poderoso, e eles oraram e o coxo foi curado (“E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;” Atos 3:1-9). Eu não podia levá-lo pra casa, não sabia se alguém iria querer um cachorro de rua ou sei lá. Mas eu podia orar. E eu orei pelo cãozinho. É estranho orar por um cão de rua: sei lá, na minha mente limitada, Deus tem tanta coisa pra fazer, sei lá se vai se preocupar com um cachorro de rua... Mas Deus é ilimitado, Ele se preocupa sim! Na hora eu não sabia, mas algum tempo depois isso se confirmou pra mim!
Então foi assim: continuava indo pra faculdade, sempre encontrava meu amiguinho. Um dia foi diferente. Aí eu pensei “Ah, amanhã ele volta pra cá”. Mas ele não voltou. Nunca mais! Já fui imaginando que ele foi pego pelo Centro de Controle de Zoonoses ou algo assim. Fiquei triste. Senti falta da minha companhia matinal.
Um outro dia, vi meu amiguinho: estava de coleira, banhado, passeando com uma senhora! Ele tem uma casa agora! E o bom é que essa casa fica no mesmo caminho! De vez em quando eu passo lá e o vejo! Ele continua legal, brincalhão. Engordou até bastante! Para um cão que não tinha o que comer, ou um lugar quentinho para dormir, ele está muito bem agora. Fico muito feliz por isso, Deus abençoou o cachorro! Deus ouviu a minha oração pelo cãozinho! Deus amou o cãozinho!
Em Mateus 6:25-34, Jesus disse o seguinte: “Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? ejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso. E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: "Onde é que vamos arranjar comida?" ou "Onde é que vamos arranjar bebida?”ou "Onde é que vamos arranjar roupas?" Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.Deus sabe de todas as coisas, inclusive das nossas próprias necessidades! Deus amou aquele cão! E nisso eu vi o amor de Deus por mim: em primeiro lugar porquê ele atendeu a minha oração; em segundo lugar, porque se Ele se preocupou com o cãozinho, quanto mais comigo que sou seu filho! Ele tem cuidado de mim, tem cuidado de nós, os seus filhos! Entregue sua vida a Ele, de todo coração! E assim, passe a desfrutar do Amor Verdadeiro, de um Deus que se importa com todas as coisas! E Deus usa pessoas que talvez nem creiam nEle para nos abençoar! Deus usou aquela mulher para cuidar do cãozinho. Não sei se ela acredita em Deus, mas ela foi usada por Ele, muito provavelmente sem nem saber que foi um instrumento. Deus usa pessoas que nós nem imaginamos para abençoar as nossas vidas também! Deus é muito bom!
Muitas vezes eu mesmo fico extremamente preocupado com as coisas da vida, tentando guiá-la com tanta força que acabo impedindo que Deus aja nela. Devemos confiar em Deus, colocar o seu Reino em primeiro lugar nas nossas vidas, deixar que Ele seja o centro de todas as coisas que fizermos, todas as nossas atividades! Quando isso acontecer, passaremos a desfrutar a vida, a alegria plena, que só Cristo pode oferecer!
Edgard MacFraggin'

Um comentário:

  1. Hoje quando ia para o trabalho, vi um cachorrinho na rua abandonado; passava uma pessoa e ele seguia, depois passava outra ele seguia também...tadinho estava procurando um dono. Fiquei com medo que ele seguisse alguém para a avenida e fosse atropelado, peguei ele e deixei na casa de um vizinho. Agora estou pedindo a Deus que cuide do caõzinho pois fiquei com dó, mas no momento só pude fazer isso por ele, gostaria muito de fazer mais, mas não tenho como levar para casa e cuidar dele, pois já tenho 02 gatos (uma tirada da rua) no apartamento.
    Li o seu artigo e percebi que Deus cuida de todos os seres vivos. Vou orar por ele.

    ResponderExcluir