sexta-feira, 24 de julho de 2009

Bodes e Ovelhas: não dá pra ser os dois!

Desde os primórdios, o gênero humano tem sido comparado com as mais diversas espécies: ora somos como a formiguinha (Provérbios 6:6-11), ora como árvores (Salmo 1), víboras (Mateus 3:7; 12:34; 23:33), como trigo e joio (Mateus 24:43) ou como ovelhas e bodes (João 10:1-18; Mateus 25:31-34; João 1:29; Salmo 23; Hebreus 13:20; 1ª Pedro 2:24 e 25; Isaías 40:10-11). Está escrito que Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29) e também que é o Leão da Tribo de Judá (Apocalipse 5:5).
Nesses quase três anos sendo estagiário do setor de ovinocultura da universidade, pude aprender bastante sobre esses animais. E, como cristão, esse tipo de comparação com o que a bíblia diz e o que são esses animais na realidade foi inevitável. Quando os autores bíblicos fizeram essa comparação tinham a certeza de que os ouvintes da época iriam entender claramente a mensagem, pois a economia era baseada na agropecuária. E pelas condições climáticas e geográficas do Oriente Médio, a ovino e a caprinocultura eram o cargo chefe da pecuária na região. Os ouvintes sabiam muito bem que ovelhas e bodes não são animais “bonitinhos”, “cheirosos” e “macios” que muitas vezes temos em mente!
Diferenças: Ovinos x Caprinos
Ovelhas e cabras são animais muito próximos, mas extremamente diferentes entre si. São classificados como pequenos ruminantes, mas existem comportamentos bastante diferentes entre eles. Da mesma forma, existe uma diferença clara entre os Filhos de Deus e os Filhos do Diabo. São bastante semelhantes, por serem todos humanos, mas têm comportamentos diferentes entre si. Esse estudo começará discutindo o comportamento dos caprinos e posteriormente dos ovinos. As semelhanças entre caprinos e Filhos do Diabo e entre ovinos e Filhos de Deus serão tratadas já nesses tópicos.
Caprinos – os Filhos do Diabo (Mateus 25: 31–34)
Primeiramente, essa classificação de caprinos não é exclusivamente bíblica. Outros grupos religiosos ou movimentos usam classificações semelhantes. Por exemplo, pode-se citar o Satanismo e o movimento de Black Metal secular norueguês[1]. O Satanismo tem como um dos seus símbolos o próprio pentagrama, que representa a cabeça de um bode (o próprio Satanás) e eles são igualmente como bodes, com relação ao comportamento. O movimento de Black Metal da Noruega é muito forte, e prega que eles são como lobos, solitários, ferozes, etc. Eles querem destruir as pessoas “ovelhas” que são aquelas pessoas “bobas”, segundo eles, inúteis nesse mundo. Foram responsáveis também pela perseguição e pela queima de alguns templos cristãos.


Os caprinos são animais bastante solitários. Num pasto, cada um está em um lugar diferente, independentemente dos outros. Cada um segue seu próprio caminho, procura seu próprio alimento. São curiosos quanto ao ambiente em que vivem. Têm uma maior resistência à falta de água, não conseguindo superar em resistência apenas os camelos. Perdem pouca quantidade de água na urina e fezes. Por conta do seu comportamento solitário, é muito difícil ajuntar um rebanho de cabras, pois cada uma vai para um lado diferente.
Têm um odor muito desagradável, muito mais que o odor dos ovinos!
São bastante seletivos quanto à alimentação, tendo alimento disponível, elas não comerão qualquer coisa. Conseguem distinguir vários sabores de alimento, ao contrário dos ovinos. São mais resistentes aos taninos[2] que os ovinos.
Com relação à aparência física, caprinos têm barbicha, cauda levantada, chifres, entre outros. Existem raças meio “lanadas”, com pêlos longos. É plenamente possível confundi-las com ovelhas, fisicamente falando, principalmente para aqueles que não tem muito contato com a espécie.
À partir dessas informações, pode-se fazer uma comparação entre caprinos e os filhos do Diabo, como a Bíblia e o Satanismo os chamam. Os filhos do Diabo são pessoas egoístas, seguem seu próprio caminho, não se importam com os outros, apenas com eles mesmos, no máximo com seus amigos. Os outros têm mesmo que se dar muito mal! São mais resistentes às situações deste mundo ruim por si mesmos, não passam por provações como os filhos do Altíssimo passam, mas seu fim é a morte eterna. Muitas vezes são muito mais seletivos com relação ao que fazem, ao que falam, como se comportam e com o que alimentam a alma (no sentido de coisas que edificam e não coisas que nos levam a crescimento espiritual em Cristo Jesus) do que os ovinos/filhos de Deus. Muitas vezes, pessoas leigas, podem confundir uma ovelha com uma cabra. Existem cabras que parecem com “ovelhas estereotipadas” e vice-versa. Dessa mesma forma, ás vezes é muito difícil distinguir um filho do Diabo de um filho de Deus. Existem filhos do Diabo com atitudes melhores na sociedade do que muitos filhos de Deus por aí afora. Mas Deus sabe diferenciar as ovelhas dos bodes, assim como diz o texto. Ele saberá separar ambos!
Ovinos – os Filhos de Deus (Mateus 25: 31–34)
Os ovinos já são animais totalmente diferentes dos caprinos. Tanto fisicamente quanto em relação ao comportamento. Fisicamente, ovinos tem cauda voltada para baixo, não têm barbicha, podem ser lanados ou não e podem ter chifres ou não. Tendo chifre, este será em forma de espiral. Um ovino deslanado ainda é um ovino, embora muitos leigos no assunto possam afirmar que se trata de um caprino. Assim como quem tem mais experiência nessa área sabe diferenciar, Deus também saberá no Grande Dia, pois ele sonda os nossos corações (Salmo 139:23).
Ovinos são animais que estão sempre juntos. São verdadeiramente um rebanho. Se um deles vai por um caminho, certamente todo o rebanho irá atrás dele! Conhecer essa característica do comportamento ovino é essencial para aqueles que irão trabalhar com essa espécie! São animais, resumidamente falando, “Maria-vai-com-as-outras”!
São animais muito “bobos”. Muitas vezes fazem coisas inacreditáveis. Muitas vezes presenciei ovelhas morrerem por ficarem com a cabeça presa dentro do cocho! Autores da literatura científica veterinária afirmam que os ovinos são animais camicases: quando um rebanho está livre de um problema/doença, eles acabam arrumando um outro!
Também não são animais bonitinhos que a mídia apresenta. Têm um odor desagradável, vivem sujos, deitados nas fezes, se não ocorre limpeza das instalações.
Os animais doentes geralmente se isolam do rebanho. Ficam num canto sozinhos. Um ovino sozinho é um forte sinal de problema. Se ele está sozinho por vontade própria, provavelmente está doente. Se for isolado do rebanho contra vontade própria, ele entra em desespero. O número de vocalizações/minuto aumenta bastante. São animais que têm necessidade de estar inseridos em um grupo de semelhantes.
São pouco seletivos quanto à alimentação. Comem o que vêem pela frente. São menos resistentes quanto à falta de água e ainda eliminam maior quantidade de água na urina e nas fezes. São menos resistentes aos taninos.
Da mesma forma, os Filhos de Deus estão sempre juntos. Seja na igreja, em grupos de estudo bíblico, em lanchonetes, cinemas, o pessoal está junto! Quando tem gente nova na igreja ela logo encontra um grupo de amigos com os quais têm afinidade e passam a andar juntos. Alguém na igreja que não quer se enturmar, deve estar com algum problema! Deus nos fez seres que têm necessidade de estar juntos uns dos outros!
De igual modo, nós também somos “Maria-vai-com-as-outras”! Como é comum vermos pessoas na igreja errando e outras indo com ela no mesmo erro! Principalmente aquelas pessoas mais influentes na igreja! Da mesma forma, como é maravilhoso ver um irmão que está indo por um caminho correto influenciar outros a fazer o mesmo! Seguimos tanto maus como bons exemplos. Foi por conta dessa necessidade que o apóstolo Paulo disse: “Sejam meus imitadores” (1º Coríntios 11:1). Devemos ser atentos à Palavra de Deus, para sabermos a quem devemos seguir/imitar.
Quando não permitimos que Jesus limpe nosso coração, ficamos afundados nas fezes do pecado e nem nos importamos com isso muitas vezes.
Somos pouco seletivos com relação à forma que alimentamos nossa alma! Por isso no Salmo 23, Davi diz que Deus nos leva a pastos verdejantes! Não podemos comer qualquer coisa por aí! Somos pouco resistentes ao mundo, ao que o mundo nos oferece, por nós mesmos! Mas maior é Jesus, que nos protege das situações tenebrosas do mundo (Filipenses 4:12 e 13)!
Não é muito agradável ser comparados aos ovinos. Talvez fosse melhor sermos comparados a tantos outros animais. Existem animais que vivem em bandos, são organizados, limpos, inteligentes. Mas a Bíblia nos compara aos ovinos. Porque eles verdadeiramente se assemelham a nós, os humanos!
Considerações Finais e Conclusão
A Bíblia diz que devemos seguir em frente, até alcançarmos a Estatura do Varão Perfeito, Jesus Cristo (Efésios 4:13). Eu não consigo entender muito bem o que é isso, pois sou humano e limitado, mas consigo entender por meio de comparações. A Bíblia diz em Apocalipse 5:5 que Jesus Cristo é o Leão da Tribo de Judá. Os leões são animais majestosos, belos, fortes, poderosos, limpos e imponentes. Não é á toa que é considerado como o Rei dos Animais. Da mesma forma é Jesus! Nós somos ovelhas fedidas, bobas, egoístas e cheias de outros erros, tentando lutar para nos tornamos como o Grande Leão, Jesus Cristo! É uma caminhada e tanto!
Deus nos ama tanto que mandou Jesus morrer por nós! Eu não morreria no lugar de nenhuma ovelha. Você morreria no lugar de um animal bobo e fedido, que só te dá trabalho e não mostra nenhuma gratidão? Certamente é muito mais fácil morrer pelo meu cachorro! Mas Deus verdadeiramente nos amou! Mandou seu próprio filho a nós!
Devemos como boas ovelhas seguir a voz do nosso Pastor Jesus Cristo! E do nosso pastor terreno também, pois ele é um instrumento de Deus para nos abençoar e também nos orientar na caminhada!
Edgard MacFraggin'

[1] O Black Metal secular é um subgênero musical extremamente sombrio, cru e agressivo e incorpora em suas letras temas como o Satanismo e o paganismo. Um estilo onde o extremismo pode ser percebido tanto na sonoridade - ríspida e crua - quanto nas letras: em sua grande maioria, anti-cristãs. Fonte: Wikipédia.
[2] Taninos são substâncias produzidas pelos vegetais. Causam irritação, pois formam complexos com as proteínas do organismo. Têm certo uso no controle de endoparasitas nesses próprios animais, por serem irritantes. Têm uso também industrial e na produção de medicamentos e antídotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário