segunda-feira, 20 de maio de 2013

Proselitismo x omsitilesorP

Essa semana passada aconteceu algo meio inusitado. Me adicionaram em um grupo do facebook cuja temática era anunciar que Jesus não é deus, e que Yeshua é igual Jesus, e que se alguém crê que Yeshua é o messias (e apenas isso, mesmo que não o considere como deus, ou parte de trindade), então necessariamente é idólatra e tal. Coisas desse tipo. Saí do grupo porque não fazia nenhum sentido estar ali. Fiquei pensando em isomeria óptica pelo resto da semana.


Poxa, os isômeros são  moléculas que tem os mesmos componentes, mas estruturas espacialmente em pontos diferentes. Os da isomeria óptica são aquelas moléculas levogeras e dextrogenas, são moléculas que são um a "imagem espelhada" da outra. No Judaísmo não há proselitismo. Essa é uma característica clássica do Cristianismo e creio que também do Islamismo. Mas no Judaísmo não. Judeus não são vistos entregando folhetos na rua, pregando sua mensagem, etc. Claro que, se perguntados a respeito por pessoas que têm real interesse, eles falam a respeito da fé, ensinam, explicam. Mas não saem por aí falando em auto-falantes, com programas na TV, com viagens missionárias ou mesmo na internet. O material publicado é encontrado apenas por aqueles que querem encontrar.



Daí, fiquei pensando, um grupo que fica anunciando que Yeshua não é o messias, ou que Jesus não é deus, por mais certo que estejam, é um grupo que faz proselitismo tanto quanto os grupos que pregam sobre trindade e falam que "quem não aceitar Jesus vai pro quinto dos infernos". Os mesmos elementos estão presentes (Yeshua e Jesus) e a mesma intenção também (mudar o pensamento e modo de vida do próximo - sem ele nem querer saber do assunto em questão), só que colocados com propósitos diferentes.

Poxa, será que a terra já está tão boa assim que podemos nos dar o luxo de gastar tempo com palavras e não com atitudes? Será que o Eterno, bendito seja Ele, nos colocou aqui como juízes dos modos de vida do próximo, ou Ele ensinou na Torah que devemos amá-los e não julgá-los? De certa forma, o proselitismo de judeus é pior que o de cristãos, visto que o Cristianismo apóia essa pratica, enquanto o Judaísmo condena. Poxa vida! Uma atitude oposta a outra é na verdade igual a esta! Se um objeto está na frente de um espelho, aparece a imagem oposta, mas que é igual num sentido mais profundo. A atitude é a mesma dos missionários. Quer fazer a diferença nesse mundo? Pratique Torah, Avodá e Tsedaká! Não há movimento missionário como quarta categoria no tripé do Judaísmo. Até mesmo porque é um tripé.
Shalom aleikhem

Edgard MacFraggin'

Nenhum comentário:

Postar um comentário