
No site da Nestlé existe uma página sobre vinhos. O endereço é http://www.nestle.pt/bemestar/presentation/nutricao/Alimentos.aspx?id=210 para quem quiser conferir. Eu peguei a tabela de composição nutricional a seguir nesse site.

A explicação que darei a seguir não é necessariamente verdadeira, visto que experimentos deveriam ser feitos. É apenas uma tese minha, reflete apenas a minha opinião a respeito do assunto. A molécula da água é composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Na composição nutricional do vinho, observa-se que ele tem também proteínas, hidratos de carbono e álcool. Ou seja, é bastante necessário que existam átomos de carbono e também alguns de nitrogênio, para a formação desses outros nutrientes.

Um elemento químico é determinado pela quantidade de prótons que há em seu núcleo. Mas a massa total do átomo é a soma da quantidade de prótons e nêutrons. Pegando por exemplo o hidrogênio, ele possui apenas um próton em seu núcleo. Mas na natureza se apresenta em três diferentes “formas” (chamadas de isótopos estáveis): o prótio (apenas um próton), o deutério (um próton e um nêutron) e o trítio (um próton e dois nêutrons no núcleo). Assim, as massas atômicas são respectivamente um, dois e três. E esses diferentes isótopos se apresentam em concentrações constantes na natureza. O carbono possui 6 prótons e 6 nêutrons (esse é o isótopo mais abundante), o nitrogênio possui sete prótons e sete nêutrons (isótopo mais abundante) e o oxigênio, oito prótons e oito nêutrons (isótopo mais abundante).

Mas não é isso o que importa agora. O que importa é perceber que com certeza Deus age com lógica. Mesmo quando não entendemos completamente os processos. Não é porque foi um milagre que foi algo mágico. Milagre não é mágica: é quando processos naturais ocorrem de forma não normal, induzidas pelo poder de Deus. Um outro exemplo seria quando Jesus curou um paralítico. Com certeza houve uma mudança fisiológica naquele homem. Tecidos conjuntivo, muscular e nervoso certamente foram induzidos a crescer. Talvez, milhares de células tronco foram estimuladas a originar ou regenerar os tecidos lesados. Isso não foi relatado, mas certamente alguma coisa aconteceu.
Nosso Deus é racional em tudo que faz. A nossa razão limitada nos faz achar que é loucura, impossível ou irracional. Mas irracional mesmo é conseguir olhar para a Criação e não conseguir enxergar o poder de Deus refletido em cada processo bioquímico, na luz que chega a terra, na concentração de O2 atmosférico. Irracional é se esquecer do Criador.
Edgard MacFraggin'